Um Amor entre dois mundos
Bem Vindo ao Fórum de Vampiros da actualidade!
Inscreva-se e divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Um Amor entre dois mundos
Bem Vindo ao Fórum de Vampiros da actualidade!
Inscreva-se e divirta-se!
Um Amor entre dois mundos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Foi criado um novo fórum, para a promoção da série da Lua Vermelha, e fomentar a amizade entre os fãs, é uma forma de nós provarmos que existem verdadeiros fãs das novelas nacionais. Esperamos, por vós...
Foi criado um novo fórum, para a promoção da série da Lua Vermelha, e fomentar a amizade entre os fãs, é uma forma de nós provarmos que existem verdadeiros fãs das novelas nacionais. Esperamos, por vós...
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Noção básicas sobre FanFics
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeDom Mar 11, 2012 2:05 am por Pedro Conde Drákula

» A Obra Twilights
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeDom Fev 26, 2012 3:06 am por Tiffany

» Isabel e Afonso - O espirito universitário
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeTer Jan 03, 2012 10:43 pm por c@rl:)s

» Beta Reads
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeQui Dez 29, 2011 10:51 pm por Graça Vampira

» RBL& vampiros --»espírito universitário
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeQui Dez 29, 2011 1:55 am por c@rl:)s

» Fas De Lua Vermelha Port Chanel's
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 3:09 pm por Pedro Conde Drákula

»  Uma historia inventada por mim
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 5:13 pm por daniela

» Concurso Contos - Mês Dezembro (Inscrições)
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 4:07 pm por Graça Vampira

» Dúvidas? Preciso de ti!
Noção básicas sobre FanFics I_icon_minitimeSex Dez 23, 2011 12:07 pm por Graça Vampira

Chat

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Noção básicas sobre FanFics

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Noção básicas sobre FanFics Empty Noção básicas sobre FanFics Dom Mar 11, 2012 2:05 am

Pedro Conde Drákula

Pedro Conde Drákula
Adminstração

1. Introdução

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás,livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência,ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores



2. Surgimento

Com a popularização da internet, muitos escritores deste tipo de literatura encontraram uma forma mais prática de atingir outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. E com o avanço dos mecanismos de busca se tornou mais prático encontrar sites dedicados aos fanfics. Embora uma grande parcela desses sites aborde um único personagem ou "gênero" (por exemplo: fanfics sobre mangá), existem outros que possuem textos de vários gêneros, bem como traduções de histórias em outras línguas.

Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais práticas (como os blogs e fóruns) foi desenvolvido um grande área de fanfics interativivos, uma espécie de cruzamento entre este tipo de literatura e jogos de RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a da obra original, tomando emprestados algumas situações, seus e personagens e acompanhando sua cronologia. Cada autor/jogador controla um personagem e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails.

Existem diversos blogs brasileiros e estrangeiros que trabalham neste formato, inclusive comunidades do orkut que se dedicam a postagem de fanfics.

Embora os primeiros blogs de fanfics interativos sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente se pode encontrar blogs dedicados a fics inspiradas por X-Men,RBD, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Monica Jovem, Naruto,Harry Potter, Crepúsculo, Supernatural, Percy Jackson e os Olimpianos, CSI, etc, além de artistas.

Normalmente os fanfics costumam infringir as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na internet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitido devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro.

Apesar de muitos acreditarem que a grande explosão de fanfics no Brasil e no mundo tenha acontecido pelo fenômeno Harry Potter e Sailor Moon, tal info rmação pode ser contestada.


3. Tipos de Fanfictions

DoujinshiFanficção japonesa, baseada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo deriva de Doujin ou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e Shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork), para muitos são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.

Normalmente, o termo usualmente se refere a mangás/fanzines de artistas não profissionalizados, podendo conter tanto histórias originais quanto baseadas em um mangá ou um anime da moda, bem popular. Entretanto, escritores de fanfics que se dedicam em criar histórias inspiradas em animes e mangás classificam seus trabalhos como doujinshi, mesmo quando é apenas texto e não possui ilustrações.

O termo Doujinshi Circle é utilizado para designar um grupo de artistas que trabalham juntos na criação de uma obra. A Clamp começou sua carreira como um Doujinshin Circle, contando com 11 integrantes no começo.

Mary SueAlguns tipos de fanficções são chamadas pelo estilo Mary Sue, um formato mais "açucarado" em forma de conto, romance ou novela, melodramática e apelativa. O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics de Jornada das Estrelas dos anos 80 que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada.

Também são chamados Mary Sue (ou Gary Stu, na versão masculina) as fanfictions onde o personagem principal é praticamente onipresente, sendo completamente inatingível.

Cross OverFanfics onde se misturam universos (fandoms) diferentes. Ex.: Pokémon/Digimon, Harry Potter/Star Wars.

DarkficFanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".

DeathficOnde pelo menos um personagem principal morre.

DrabbleÉ uma fanfic que contém 100 palavras, porém, algumas pessoas consideram Drabble, qualquer história com menos de 1000 palavras.

Double DrabbleÉ uma fanfic com no máximo 200 palavras.

SlashFanfic cujo tema principal concentra-se na relação geralmente amorosa entre dois homens. "Slash" é a palavra em inglês para "barra". Ex: Harry Potter/Draco Malfoy, Sirius Black/Remus Lupin, Sasuke Uchiha/Naruto Uzumaki, Kakashi Hatake/Iruka Umino.

FemslashFanfic com relacionamento homossexual feminino. Ex: Hermione Granger/Gina Weasley ou Sakura Haruno/Ino Yamanaka.

FanonIndica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.

LemonFanfic com cenas de sexo explicito entre homens.

LimeHistória com cenas de sexo implícitas, tanto entre casais hétero, quanto homossexuais.

OC"Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.

OOC"Out of Character". Quando o personagem age de forma diferente do habitual.

OrangeFanfic com cenas de sexo explicito entre mulheres.

PWP"Plot? What plot?" Significa: Enredo? Que enredo? Esse tipo de fic não tem muito enredo, dando prioridade ao sexo.

Sagasão fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.

Self Inserctionquando o ficwriter (escritor) participa da trama, interagindo com os personagens.

YaoiFanfic com romance entre dois homens, com cenas de sexo.

YuriFanfic com romance entre duas mulheres, com cenas de sexo.
Shonen-aiFanfic sobre relacionamentos entre homens, geralmente platônico.

Shoujo-aiFanfic sobre relacionamentos entre mulheres, geralmente platônico.

BondageQuando ocorre na fic imobilização de um dos parceiros para satisfação sexual.

Dark Lemon/OrangeFics com cenas de sexo com relação homossexual, Sendo Lemon relação entre homens e Orange relação entre mulhers, com violência explícita. Geralmente estupro.

FetichismoAtração por peças de roupas, objetos ou determinadas partes do corpo.

FluffyFanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagems são carinhosos.

MPREGMale Pregnant. Fanfic onde personagens do sexo masculino tem a capacidade de engravidar.

NCSNon Consensual Sex. Quando ocorre uma relação sexual sem o consentimento total de um dos parceiros. Não significa que seja estupro.

POVPoint of View (ponto de vista). Indica de quem é o ponto de vista da cena, ou seja, quem a narra. Pode ser um personagem principal ou secundário.

SAPSweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarada, mas sem excesso.

Side StorieFanfic curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de "bônus". Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.

SMFanfic com cenas de sadomasoquismo.

ThreesomeFanfic com cenas de sexo entre três pessoas.

TWTTime? What time? Fora da linha temporal. Não tem tempo cronológico. O personagem conta do passado e volta para o futuro, assim sucessivamente.

VoyeurismQuando se observa alguém com o objetivo de obter satisfação sexual.

What IfO que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; Sasuke Uchiha descobrir que seu irmão é inocente antes de matá-lo; etc.)

ShotaconFanfic com romance entre um homem/mulher mais velho com um menino ou entre dois meninos.

LoliconFanfic com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) - O termo deriva da estória "Lolita". (Ex: há fanfics no site Floreios & Borrões (HarryPotterFanfics)que Hermione tem relações amorosas com Severus Snape. Sendo NC ou não.)

Hentai ou RestritaFanfic com cenas de sexo (explicitamente).

CitrusFanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.

CanonSegue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippings (casais como por exemplo: Gil Grissom e Sara Sidle, Harry Potter e Gina Weasley) e caracterização de personagens.

OneshotFanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida)), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.

SongficQuando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo(a) autor(a), como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots ou Shortfics.

U.A. (Universo Alternativo)Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.

LongficQuando a história tem capítulos longos e geralmente a história tem muitas voltas.

R.A. (Realidade Alternativa)Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais dos criados pelo(a)autor(a) original, porém, um dos fatos mudam. (Ex.: Draco e Harry lutam lado a lado contra Voldemort).



4. Tipos de Classificação

G (Livre ou K/K+)Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.

KConteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.

K+Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.

PG-13 (NC-13 ou T)Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.

PG-15 (PG ou NC-15)Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.

PG-17 (NC-17, M/MA ou R)Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.

Hentai (ou R-18)Contem cenas de sexo,não recomendado para menores de 18 anos

http://lua-vermelha.portugueseforum.com.pt/

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Aviso sobre as histórias...
» Lua Vermelha

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos